terça-feira, 21 de julho de 2015

Você sabe por quanto tempo deve guardar contas pagas?!
Vamos descobrir?!

Comecemos pelas contas de água, luz e telefone 

 
As empresas fornecedoras de tais serviços aconselham o consumidor a guardar, pelo menos, as seis últimas contas para o caso de alguma controvérsia na cobrança ou necessidade de comprovação de consumo médio. No entanto, para questões judiciais, o prazo deve ser aumentado para, no mínimo um ano, especialmente, nos casos de locação de imóveis e no máximo de 05 anos.

Convênio Médico

Se for usado como dedução de Imposto de Renda (IR), devem pelo mesmo prazo deste, ou seja, 05 anos. Se não, apenas por dois anos.

Faturas de cartão de crédito e notas promissórias

A Associação das Administradoras de cartões de créditos aconselha que se mantenham os recibos pelo prazo de seis meses, no caso de pagamentos à vista. Se a compra for feita a prazo, o período a ser observado deverá ser o tempo da quitação de todas as prestações, ou seja, 05 anos. Para a discussão dos juros aplicados, o prazo é apenas de 03 anos.

Aos poucos, vamos ensinando a você como ORGANIZZAR  seu arquivos de contas pagas. O ideal é que se tenha sempre a mão e em ordem, todos os documentos não apenas do escritório, consultório, comércio em geral, bem como as contas de casa também. Faz um bem enorme e ainda facilita sua vida. Fique em paz com a sua consciência e em dia com a organização!!


Se você tiver alguma sugestão ou dúvida e quiser saber mais sobre o tempo de guarda de outros documentos, mande sua pergunta ou acompanhe nosso blogspot. Em breve, mais novidades!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário